quinta-feira, 7 de janeiro de 2010




Princípios bíblicos
sobre finanças



Falar sobre finanças parece ser algo muito pouco espiritual.

Acontece que, na prática, não podemos ignorar o fato de que lidamos com esse assunto todos os dias.

Existem 115 vezes a palavra dinheiro na Bíblia. Exemplo:

Genesis 17.12 - À idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por DINHEIRO a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

I Timóteo 6.10 - Porque o amor ao DINHEIRO é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Existem 110 vezes a palavra riqueza na Bíblia.

Genesis 31.1 - Jacó, entretanto, ouviu as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem levado tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai adquiriu ele todas estas, RIQUEZAS.

Apocalipse 18.16 - dizendo: Ai! ai da grande cidade, da que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas! porque numa só hora foram assoladas tantas RIQUEZAS.

O Senhorio de Deus é sobre absolutamente todas as coisas, inclusive sobre as riquezas e os recursos. Ele tem todo o poder e autoridade sobre tudo e todos.

O profeta Ageu escreveu que o Senhor dos Exércitos disse: “minha é a prata e meu é o ouro” (Ageu 2.8).

Desde os tempos de Moisés havia a compreensão que “é Ele que te dá força para adquirires riquezas…” (Deuteronômio 8.18)

Vamos apontar alguns princípios bíblicos sobre finanças e citar referências selecionadas para fundamentar esses princípios.

Abra seu coração e deixe o Espírito de Deus revelar em sua vida a aplicação de cada princípio desses para não cair em insensatez.


Em relação a você mesmo

1. Viva do seu trabalho
Efésios 4.28 - Aquele que furtava, não furtes mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir o necessitado.



Salmo 128.2 - Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem.

I Tessalonicenses 4.10-12 - Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos, de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.

2. Não viva à custa dos outros

II Tessalonicenses 3.7-8 - …pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão a custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós

II Tessalonicenses 3.10 - …Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma

II Tessalonicenses 3.12 - …A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão…

3. Planeje seus gastos - planejar vem antes de gastar!
Lucas 14.28 - Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?




4. Invista no que é necessário

Isaías 55.2 - Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

5. Contente-se com o que tem

I Timóteo 6.6-8 - De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com o que vestir, estejamos contentes.



6. Não tenha apego ao dinheiro

I Timóteo 6.9-10 - Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

7. Não seja servo do dinheiro

Mateus 6.24 - Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de se aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.





Em relação à família


8. Cuide de sua família

I Timóteo 5.8 - Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.

9. Guarde para seus filhos

II Coríntios 12.14 - Eis que pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado, pois não vou atrás de vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.



Provérbios 13.22a - O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos.


Em relação a Deus

10. Reconheça que tudo vem d'Ele
I Crônicas 29.14 - Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.

11. Honre-o com seus bens

Provérbios 3.9-10 - Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda, e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares.


12. Mantenha uma posição de fé e confiança

Mateus 6.25-34 - Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Em relação aos outros

13. Nunca fique devendo nada a ninguém

Romanos 13.7-8 - Pagai a todos o que lhes é devido: a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor.

Provérbios 22.7b - O que toma emprestado é servo do que empresta.



14. Seja fiel com compromissos assumidos

I Coríntios 4.1-2 - Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.




15. Pague os impostos e tributos devidamente

Romanos 13.6-7 - Por este motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhe é devido; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

16. Seja fiel com a propriedade do outro

Lucas 16.12 - Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?

17. Muito cuidado ao ser fiador de alguém

Provérbios 11.15 - Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer.




18. Seja generoso em dar e repartir

I Timóteo 6.18 - Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm.


Prof. José Mourão
Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário