terça-feira, 9 de março de 2010


DÍVIDA - uma forma de escravidão

Sob a perspectiva bíblica, a dívida, de certa forma, escraviza o indivíduo - o devedor torna-se "escravo" daquele que empresta (Pv.22.7 - O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta). Um dos problemas mais sérios em relação à dívida é que ela é sempre contraída com o apoio de uma previsão futura. Quando a pessoa opta por fazer um empréstimo, presume que terá meios para pagar o débito num futuro incerto e desconhecido.
Tg 4.13-16 (Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos
para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna) admoesta contra a presunção de que você será capaz de controlar eventos futuros. O detalhe é que o futuro está nas mãos de Deus (At 1.7 - Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;).
Tomar emprestado sem devolver não é uma opção para o cristão (Sl 37.21 - O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e d
á.) Duas das parábolas de Jesus tratam da questão de devolver dinheiro tomado de empréstimo (Lc 16.1-8 e 19.12-27)
Os crentes foram ensinados que aquilo que se tomou emprestado sempre deve ser devolvido (EX 22.7-15; II Rs 6.5). Os que emprestam são admoestados a ser generosos e a emprestar ao pobre (Sl 37.26 - É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência
será uma bênção.). A lei estipulava que se o pobre não pudesse pagar a dívida, ela seria cancelada a cada sete anos (Dt 15.7-11) - um lembrete de que Deus é maior do que todos os problemas, inclusive os financeiros.
Assumir dívidas pode negar a Deus a oportunidade de operar (Is 55.8-9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.). Ele é capaz de agir de forma impressionante se confiarmos nele.


Extraído
A Bíblia da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário